Medicinais


Alfavaca Anis ou Atroveran

Nomes populares: alfavaca-anis, alfavaca anisada, anis, anis do campo, aniseto, atroveran

Uso Medicinal:

Na medicina caseira, é utilizada como aromática, emenagoga, fortificante, diurética, calmante, carminativa, analgésica, diaforética, antitussígeno, digestivo, hipocolesteroremiante, antiemética e antiespasmódica. Também é utilizada no combate a colite, afecções do coração, cólicas menstruais, inflamações, como auxiliar nos partos, desânimo, nervosismo, reumatismo, prisão de ventre, feridas, machucados, gastrite, dor na barriga, afecções dos rins, ardor ao urinar, gripe, resfriado, febre, cãibras do sangue, problemas do estômago, fungos de unha, infecções da garganta, corrimentos, dores de cabeça, distúrbios da menstruação.

Babosa

O gel de Babosa pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada. O gel tem propriedades antitérmicas (ajuda a baixar a febre), propriedades anestésicas (a compressa de babosa pode aliviar dores musculares e ósseas), reumatismo e enxaqueca. Também contém propriedades anti-inflamatórias (combate infecções e age como cortisona no organismo, porém sem os efeitos colaterais da substância). O gel também funciona como cicatrizante, pois penetra nas três camadas da pele, facilitando a cicatrização de queimaduras, queimaduras de sol e machucados. Em casos mais graves, consulte um médico e pergunte se a babosa fará efeito ou não. O uso de produtos cosméticos e de uso externo com Aloe vera é liberado pela Anvisa.

Como usar babosa no cabelo

Esfoliante de babosa para cabelos

Ingredientes

Modo de usar

  • Misture bem os ingredientes em um recipiente;
  • Divida os cabelos em duas partes e aplique o creme em todo o couro cabeludo com movimentos circulares e suaves;
  • Coloque uma touca e deixe agir por 10 minutos;
  • Lave os fios como de costume e deixe secar naturalmente.

Gel de Aloe vera para hidratar e fortalecer os cabelos

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de gel de babosa;
  • Creme de tratamento (quantidade que você já usa).

Modo de usar

  • Lave os cabelos;
  • Misture o gel (miolo transparente) da babosa com o creme;
  • Aplique a mistura nos cabelos massageando bem, longe da raiz uns 4 dedos;
  • Coloque a touca plástica e deixe agir por 30 minutos;
  • Em seguida, enxágue os cabelos, retirando bem toda a mistura.

 

 Batata Yacon

Trata-se de uma planta que pertence à família das Asteraceae que tem seu uso associado ao controle da diabete, colesterol e glicose no sangue, além da regulação da flora intestinal, prevenir certos tipos de câncer e fortalecer o sistema imunológico.

Composição nutricional da batata yacon

Na tabela seguinte, pode-se ver o valor nutricional por cada 100 gramas de Yacon:

Composição nutricional por 100 gramasYacon cruFarinha de Yacon
Energia33 Kcal240 Kcal
Proteínas0,4 g4,53 g
Gorduras0,11 g0,54 g
Carboidratos9,29 g66,47 g
Fibras2,09 g32,72 g
Cálcio11,7 mg31,83 mg
Fósforo22,5 mg200,3 mg
Magnésio3,7 mg62,66 mg
Potássio171,2 mg1276,25 mg
Ferro0,3 mg3,4 mg

Como consumir

A batata Yacon pode ser consumida em saladas cruas ou cozidas, como sobremesa ou lanche. Para consumi-lo cru, é necessário remover a casca. Além disso, este tubérculo também pode ser comprado na forma de farinha, que pode ser usada para fazer pão, bolos e biscoitos

 

 

 

Cipó Mil Homens



é uma planta trepadeira que costuma se enroscar em árvores das matas brasileiras, podendo ser reconhecido através de suas folhas herbáceas, com caule lenhoso e finos ramos. Também é conhecida por outros nomes como, Cassaú, Buta, Jarrinha, Patinho, Arostolóquia, Papo-de-Peru.


Ela é rica em propriedades medicinais, e recebeu seu nome do sanitarista Carlos Chagas, que a usou para tratar milhares de operários contaminados por um tipo de malária.


Suas propriedades ajudam a tratar diversas afecções, como asma, febre, problemas gástricos, má digestão, nevralgia, problemas nos rins, fígado e coração. Seus benefícios são alcançados devido sua ação diurética, sedativa, antisséptico e estomáquico.


Indicações:

Usar apenas por indicação médica;

Asma;

Febre;

Diarreia;

Má digestão;

Problemas gástricos;

Nevralgia;

Depressão;

Sífilis;

Vermes;

Problemas nos rins e coração;

Flatulências;

Pruridos;

Gota;

Cólicas.


Não indicada para:

Mulheres grávidas;

Não deve ser usada por mais de 30 dias;

Pessoas com problemas de peso pois aumenta o apetite;

Pessoas com problemas no fígado e pressão alta.


Guaco 
Espécie de comprocada atividade medicinal, foi incluída na Farmacopeia Brasileira em 1929, ou seja, uma das primeiras plantas medicinais a serem catalogadas no compêndio
devido seus atributos farmacológicos e benefícios de vulto no uso.


Propriedades medicinais e farmacológicas do Guaco

São comprovadas cientificamente as diversas atividades biológicas da espécie Mikania glomerata como:
  • Broncodilatadora
  • Anti-inflamatória
  • Ameniza tosses
  • Antidiarreica
  • Antialérgica
  • Analgésica
  • Entre outras atividades medicinais!
Todavia, o principal uso do Guaco é para casos de asma e bronquite, pois ela tem uma excelente capacidade broncodilatadora, devido à presença de substâncias denominadas cumarinas que atuam diretamente nos canais de cálcio da musculatura lisa dos pulmões, acarretando o relaxamento quase imediato e, em consequência, aliviando os sintomas!

Contraindicações de uso

Apesar de ser uma planta completamente segura para uso, devido aos diversos estudos científicos, é contraindicado que mulheres grávidas e crianças com até 1 ano de idade utilizem o guaco.
Isto porque a substância varfarina, que é uma pequena modificação na estrutura química da cumarina, é um anticoagulante poderoso que atua como inibidor da vitamina K no organismo humano, por isto, não se recomenda o uso nos casos citados!
Além disso, outras substâncias do Guaco desencadeiam interação medicamentosa com alguns grupos de antibióticos como tetraciclinas, penicilina, cloranfenicol, vancomicina e gentamicina. Portanto, caso esteja ingerindo esta classe de medicamento, não faça uso do chá de guaco!



Glecoma hederaceae 

Parte utilizada: folhas.

- Indicações: tosse, catarro, sinusite, problemas de estômago e intestino, acúmulo de ácido úrico.

- Modo de fazer: colocar 1 colher de chá de erva por xícara de chá de água fervente. Tomar de 3 a 4 xícaras ao dia. Pode ser usada na forma de xarope. Em casos de sinusite, tomar o chá e pingar um pouco no nariz.

- Cultivo: propagação por divisão de caule. Plantio em local úmido, estercado e sombreado. Espaçamento de plantio: 0,20 por 0,30 m.

- Toxicologia: sem referências.


Malva de cheiro

A malva é uma planta medicinal, também conhecida como Malva-cheirosa, Malva-das-boticas, Malva-silvestre, Malva-de-casa, Malva-rosa ou Rosa cheirosa, muito utilizada no tratamento de infecções. Seu nome científico é Malva sylvestris 

Propriedades curativas da malva-cheirosa

A malva-cheirosa tem propriedades emolientes, suavizantes e anti-inflamatórias das membranas e mucosas. Também tem algum efeito laxante, quando ingeridas as folhas e flores.
Sua infusão é muito usada para inflamações dos olhos.


Toda a planta é mucilaginosa, razão pela qual estimula as contrações peristálticas e facilita na expulsão do bolo fecal, e com ele, as toxinas estacionadas no intestino.
Sua ação emoliente funciona tanto interna como externamente. Pode ser usada em chás, cozidos, cataplasmas, compressas e em banhos de ervas.
O chá de malva-cheirosa também é usado na medicina popular como anti-inflamatório específico para o trato urinário resultando muito benéfica em caso de cistites, infecções urinárias e cálculos renais ou de bexiga (no caso, a malva ajuda a curar os canais por onde passaram pedras e que ficaram machucados).
Outro uso comum da malva-cheirosa é nas afecções respiratórias, com catarro, acúmulo de muco nos brônquios e tosse.
A tintura de malva-cheirosa é usada no Brasil, para enxague bucal, com especial efeito curativo em gengivites, aftas e outras moléstias da boca e sua mucosa (o medicamento Malvona, que você pode comprar em qualquer farmácia, é feito à base de malva-cheirosa). Também é muito usada em dores de garganta resultantes de qualquer inflamação localizada nessa região (faringite, laringite, amigdalite).


  Physális Angulata




Contém um alto teor de vitaminas A, C, fósforo e ferro, além de flavonóides, alcalóides e fito esteróides e a recentemente  classificada “PHYSALINA” que atua no sistema imunológico, evitando a rejeição de órgãos transplantados, a fruta também ajuda a combater várias doenças, como diabetes, reumatismo crônico,doenças  de pele, bexiga, rins e fígado, também utilizada como laxante e diurética.
                                         

    Framboesa
                          
Rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso ideal para repor as energias. Possui atividade antiviral, anticancerígena e apresenta alto teor de aspirina natural, são usadas no tratamento de inflamações nas gengivas e garganta. A fibra insolúvel que a fruta contém em suas sementes ajuda a prevenir a prisão de ventre, reumatismo, doenças metabólica, sobretudo contra as doenças do fígado e dos rins, hemorroidas e enfermidade, também apresenta propriedades laxativas, diuréticas e antiescorbúticas, sendo usada no tratamento de afecções do fígado e vesícula biliar. Outros estudos mostram sua potencialidade no combate à osteoporose e como tônico muscular durante a realização de práticas esportivas.





Ora pro nobis
Ornamental e panc Saiba mais...
A ora-pro-nóbis é considerada uma planta alimentícia não convencional (PANC). 


A planta pode ser da espécie Pereskia Aculeata ou da espécie Pereskia Grandifolia. Antigamente ela era usada para substituir a carne e, por isso, foi apelidada de carne dos pobres. Isso aconteceu porque a ora-pro-nóbis é super rica em proteínas como explica o biólogo Rafael Sposito, Mestre em Ciências Ambientais.
“Falando das propriedades nutricionais dela, sem dúvida que ela é riquíssima em termos nutricionais, tem bastante proteína, lipídio, cálcio, fócio, ferro, vitamina C, fibra. A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.
Uma publicação do Ministério da Saúde de 2005, intitulada Alimentos Regionais Brasileiros, descreve a espécie, as características botânicas e mostra a tabela de valor nutricional com opções de receitas utilizando a ora-pro-nóbis, a publicação está disponível online, gratuitamente. Sposito tem experiência com pesquisa em ecologia florestal e etnobotânica junto a comunidades ribeirinhas na Amazônia e fala onde podemos encontrar a planta e a importância de consumi-la.
mais informações 👇
https://www.brasildefato.com.br/…/ora-pro-nobis-conheca-a-…/


Propriedades e benefícios da ora-pro-nóbis

A planta ora-pro-nóbis possui várias propriedades e benefícios, além de ser de cultivo fácil, de ter grande valor nutricional, possui acentuado poder terapêutico, curativo.

Propriedades medicinais
A planta ora-pro-nóbis possui propriedades

  • anti-inflamatórias
  • cicatrizantes
  • depurativas
  • revigorantes
  • regenerativas.




    • fósforo
    • cálcio e ferro
    • fibras
    • aminoácidos essenciais como lisina e triptofano
    • além de proteínas e
    • vitaminas C, A, B
    Agora, conheçam a seguir, os benefícios da planta ora-pro-nóbis como alimento ou chá:
    • Pelo seu alto teor de fibras contribui para o bom funcionamento intestinal e digestivo
    • Promove a saciedade, por isso, indicada para pessoas que precisam emagrecer
    • É reconstituinte da flora intestinal
    • Evita prisão de ventre, formação de pólipos, hemorroidas e tumores no intestino.
    • As folhas da planta têm efeito depurativo (limpa o organismo)
    • Esta planta é boa fonte de vitamina C (4 vezes mais que a laranja), por isso, reforça o sistema imunológico
    • A planta ora-pro-nóbis é rica em vitamina A (retinol), por isso:
    • combate radicais livres,
    • previne o envelhecimento celular precoce,
    • melhora a visão e contribui para a saúde da pele, olhos e cabelos.
    • Esse vegetal é fonte de ácido fólico, nutriente essencial na dieta das gestantes e para a saúde dos fetos.
    • Essa planta tem muita proteína (por volta de 25% de sua composição), o espinafre só tem 2,2%, e, por isso, é um ótimo alimento substitutivo para a carne, sendo uma ótima opção alimentar para quem pratica veganismo ou vegetarianismo
    • Devido à alta quantidade de cálcio, a ingestão desta planta fortalece ossos e dentes e melhora a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos
    • Estudos realizados na Universidade Federal de Lavras comprovaram que esta planta diminui o nível de colesterol ruim, trata furúnculos e sífilis, contribui para a prevenção de doenças como câncer de cólon, hemorroidas, tumores intestinais e diabetes.

    https://www.greenme.com.br/alimentar-se/vegetariano-e-vegano/6613-ora-pro-nobis-beneficios-propriedades#propriedades-e-beneficios-da-ora-pro-nobis

     Beldroega


                               Ornamental e panc
    Nomes populares: caaponga, língua-de-gato, onze-horas, portulaca-comum, portulaca-selvagem, purslane (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Portulaceae.
    possui propriedade depurativa e auxilia na purificação do sangue, combate infecções e cálculos renais. Usada de maneira interna ou externa (em forma de chá ou emplastros), possui propriedades calmantes úteis no alívio de inflamações e dores. Suas funções diuréticas auxiliam no bom funcionamento dos rins, evitando a formação de cálculos e eliminando toxinas do organismo. É um potente analgésico para dores de cabeça, dores musculares e no estômago.
    A beldroega é um superalimento, vez que além de ser o vegetal com maior quantidade de ômega 3 disponível na natureza, possui um grande número de vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes.

    Saiba mais em:
    https://www.medicinanatural.com.br/beldroega-portulaca-ole…/

    Peixinho Stachys Bysantina

    é usada como ornamental pois se reproduz facilmente, por estacas ou pedaços de rizoma, se espalha sobre o terreno formando arbustos baixos e folhosos em uma cor verde-prateada brilhante. Esta é uma planta rústica, bastante resistente a insetos e doenças, que gosta de climas amenos ficando murcha quando o dia é muito quente mas, se recuperando com o frescor da noite.

    É usada na medicina popular para acalmar a tosse e irritações da faringe pois tem ação béquica (que age na irritação da garganta) e emoliente (que tem a propriedade de amolecer, distender, abrandar tecidos, por exemplo). 


    As folhas são geralmente consumidas fritas, empanadas ou à milanesa.
    É uma planta rústica, não exigindo cuidados específicos e é bastante resistente ao ataque de pragas e doenças.

    Como se usa o peixinho da horta na cozinha

    A receita básica indica que as folhas, lavadas e secas, do peixinho da horta, podem ser fritas, empanadas ou não, e servidas como guarnição ou aperitivo.


    https://www.greenme.com.br/receitas-saudaveis/5365-peixinho-da-horta-lambari-folha-deliciosa-e-nutritiva









Vinca

Propriedades medicinais: cicatrizante, anticancerígena, hipoglicemiante e diurética. Ela é utilizada na medicina popular, em forma de chá, para controle da pressão arterial, para controle das taxas de diabetes, para cicatrização de feridas e controle de hemorragias. Na Índia, há o costume de utilizar suas folhas maceradas para alívio das picadas de vespas.




Flor maravilha

A planta pode ser usada no tratamento de afecções hepáticas, chagas, cicatrização, cólica, contusão, escoriações, feridas, herpes, leucorreia, machas na pele, sarda, vermes e DST. Pode ser usada ainda como cicatrizante.

As flores são usadas também na coloração de alimentos e as folhas podem ser consumidas, mas apenas quando bem cozidas. Isso, no entanto, somente deve ser feito como forma de emergência.

As partes da planta podem ser usadas ainda como um excelente diurético e laxante, além de a raiz ser afrodisíaca.

Modos de usar

Para afecções da pele, coceiras e contusões, você deve colocar, em um pilão, duas colheres de sopa das folhas e flores de maravilha. Amasse bem até que as folhas virem uma pasta. Esta deverá ser espalhada sobre a gaze ou pano e aplicada nas regiões afetadas. Com outro pano, cubra a região e fixe, deixando agir por toda a noite.

Para vermes, lombrigas e oxiúros, a receita é diferente. Em um pilão, coloque 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sobremesa da raiz fatiada. Amasse e em seguida adicione 1 xícara de água fervente. A mistura deve ficar abafada por aproximadamente 10 minutos. Em seguida, coe e consuma sempre 1 xícara de manhã, ainda em jejum.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: